Palavra do Reitor – “Santuário terá festa no próximo mês”

conego-pedroQuerido Paroquianos,

No próximo mês de agosto celebraremos duas datas importantes na vida de nossa Paróquia: cinquenta anos da pedra fundamental da primeira igreja e um ano de Santuário.

Dizem que quem não tem memória não tem futuro. Infelizmente, nossa memória histórica é curta. O que aconteceu ontem já não lembramos, já não importa.

Não pode ser assim! Por quê? Porque seria uma tremenda falta de respeito por quem construiu nosso passado e nos permitiu chegarmos onde estamos. E depois, temos que lembrar que um dia também nós seremos passado e com certeza não gostaríamos de ser esquecidos.

Por isso, neste artigo, quero reverenciar a memória de todos os que construíram esta Paróquia do Senhor Bom Jesus.

Segundo o Livro Tombo da Paróquia, no dia quatro de agosto de 1963, o Revmo. Côn. Alberto Rogacheski benzeu a pedra fundamental e, em seguida, celebrou a Missa campal no lugar em que seria construída a futura Capela. Como primeiro presidente da Comissão foi escolhido o Senhor Luiz Andreassa, que ficou até o final do ano de 1970. Com certeza havia outros que compuseram esta primeira Comissão e que tomaram a peito a construção da nova igreja.

Passados apenas quatro anos, estando a Capela ainda em construção, o Arcebispo de então, Dom Manuel da Silveira D’Elboux, erigiu a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Campo Largo, no dia dezesseis de janeiro de 1967, sendo primeiro Pároco o Revmo. Pe. Francisco Gorski, ou Pe. Chico, como era chamado.

Em 1963 começava a saga de uma Paróquia que cresceu, não apenas em número de habitantes, mas no cumprimento do mandato de Jesus: “Ide e fazei discípulos meus” (cf. Mt 28,19). Quanto sacrifício, generosidade, doação, despojamento e empenho foram necessários nesses cinquenta anos. Quantas mãos dadas e unidas. Ninguém constrói e mantém uma Paróquia sozinho. Ela é fruto de muitas vidas dadas com amor, não apenas dos padres, mas também de tantos leigos que se doaram e ainda se doam.

Por isso, também queremos lembrar o primeiro aniversário de nossa Paróquia, agora como Santuário do Senhor Bom Jesus. Título mais que merecido numa cidade onde a fé cristã católica forjou a quase totalidade de seu povo. Título mais que merecido para uma Paróquia que sempre foi referência pastoral para a Igreja. Quantas vezes a renovação pastoral querida pela Igreja teve como ponto de partida esta Paróquia na cidade de Campo Largo nos últimos anos?

Sermos Santuário é motivo de orgulho, sim, mas antes empenha-nos uma responsabilidade maior, por quê? Porque um Santuário é um lugar especial de acolhida, de culto, de vivência da fé.

Finalizando, louvamos a Deus por todos os que, no passado e no presente construíram e estão construindo a Igreja de Cristo. Deus conhece cada um.

Lembremos, a Igreja é de Cristo, não nossa. Somos todos, padres e leigos, colaboradores da obra de Deus. Como não faltou coragem no passado, não nos falte coragem hoje. Os desafios são muitos, mas também o foram no passado. Se os que vieram antes de nós conseguiram, também haveremos de conseguir, não apenas por nossos esforços, mas porque confiamos e contamos com a assistência do Espírito Santo: “Eis que eu enviarei sobre vós o que meu Pai prometeu” (Lc 24, 49). Nossa mais sincera gratidão, às lideranças e fieis que e acreditam na obra de Deus que é a construção do Reino.

Meu abraço e minha benção a todos,

Côn. Pedro Vilson, reitor.