“O Coro é o mais antigo entre os grandes agentes sonoros coletivos. Antigos documentos do Egito e Mesopotâmia revelam-nos a existência de uma prática coral ligada aos cultos religiosos e às danças sagradas.
O Coro cristão nasceu nas catacumbas de Roma sob o nome de “Cantochão” (cantus planus). Como sempre da necessidade de unir esforços, que os partidários da nova doutrina entoavam à divindade, pedindo auxílio para a sua causa, e coragem para a luta sem tréguas onde o ideal cristão haveria de vencer. Os primeiros cristãos não conheciam uma melodia capaz de expressar a pureza de seus sentimentos, nem tão pouco um som que se prestasse às suas preces. Em 54 d.C., o apóstolo Pedro chegou a Roma, trazendo do Extremo Oriente estranhas melodias de triste beleza e casto entusiasmo. Essas melodias estavam estritamente ligadas aos cânticos sagrados dos judeus e seu espírito penetrou de vez nas antigas melodias.”
“O canto coral surgiu no Brasil ainda no período colonial, sob a influência da corte europeia. Na época os cânticos para as missas nas igrejas, já eram inspirados em músicas elaboradas para grupos vocais das congregações existentes”
Este pequeno resumo da história do início do Canto Coral, retirado de sites da internet, tem a finalidade de mostrar e reavivar a importância deste tipo de música milenar, ainda praticado nos tempos de hoje em todo o mundo. Os corais tiveram grande importância na história da nossa igreja, onde grandes compositores criaram lindas obras musicais para serem cantadas pelos corais.
O Canto Coral é uma prática que exige muito ensaio e dedicação por parte de seus integrantes e pelo maestro, que é quem cria os arranjos, ensaia as vozes e rege o coral.
Em nossa paróquia também temos o nosso Coral. Fundado em fevereiro de 2012, participamos de celebrações litúrgicas, eventos especiais e Encontros de Corais.
Participar de um coral traz diversos benefícios para o corpo e a mente, além de aprender técnicas vocais e melhorar a afinação.
Nossos ensaios acontecem todas as quintas-feiras, no Centro Catequético das 20h às 21:30h.
Todo mês, no quarto Domingo, participamos da Liturgia da missa das 10h.
Convidamos a quem gosta de cantar para vir participar conosco do Coral do Santuário Senhor Bom Jesus! Não precisa fazer inscrição ou já ter experiência em corais, basta vir participar de nossos ensaios. Precisamos de vozes masculinas e femininas. Serão bem-vindos!