Pascom
Estudos dizem que apesar das igrejas evangélicas ter aumentado o número de fiéis, os católicos que se desvencilharam para outros caminhos, estão retornando gradativamente e a comunidade precisa estar preparada para acolher a cada ovelha que pede resgate.
Receptividade na acolhida, músicas alegres e emotivas, momentos de oração, holofotes e marketings, em cada canto do mundo, há igrejas que buscam fiéis em todo instante apoiados por testemunhos nem sempre cristãos e que evocam o nome santo de Deus em todas as circunstâncias, como se não conhecessem um dos mais importantes mandamentos de Deus: “Não tomar seu Santo Nome em vão”. Embora o catolicismo ainda seja a religião predominante no Brasil e no mundo, as denominações evangélicas vêm se fortalecendo, porém é com muita alegria que vemos e ouvimos histórias de católicos que estão retornando para a presença de Deus e da Igreja Católica Apostólica Romana e o corpo da igreja precisa estar preparado para acolher cada irmão ou irmã em seu meio.
Evangélicos ou católicos, embora o maior centro seja Jesus Cristo, observa-se que hoje há certa disputa entre essas igrejas. São pessoas que se utilizam da fé de seus fiéis prometendo-lhes vida nova, riquezas, saúde próspera, realização de milagres. Lamentável saber que as pessoas estão vivendo hoje como o apóstolo Tomé “ver para crer”, mas infelizmente se esquecem da verdadeira essência da fé. Ninguém precisa encostar nas chagas de Jesus para saber que Ele está vivo na presença de seus filhos.
Nesse caso, observa-se que muitos católicos acabam pensando como o apóstolo, na maior parte são pessoas desesperadas que vão em busca de uma realidade jamais imaginada, de um Deus vivo e que move montanhas. E diante das dificuldades que encontram pelo caminho da vida, acabam se desvirtuando e saem apressados à procura de Deus em outros locais. Talvez nem mesmo eles saibam que o verdadeiro Cristo ressuscitado está muito perto, presente no coração de cada um de nós.
De acordo com dados do site Europanews, no período de quatro anos, o Brasil apresentou uma diminuição de católicos, perdendo nove milhões de fiéis, enquanto o número de evangélicos aumentou 29%. Talvez a resposta esteja nos marketings estrondosos da imensidão dos milagres, logo o catolicismo não faz propagandas religiosas, e nem por isso deixa presenciar milagres, não é raro ver a quantidade de fiéis que vão ao Santuário de Aparecida e tantos outros santuários marianos pelo mundo.
Segundo dados do IBGE o Brasil ainda tem sua predominância católica com aproximadamente 133 milhões de fiéis, porém segundo pesquisas realizadas pela Universidade da Virginia Commonwealth, diz que pode ser que até 2030, a religião deixe de ser maioria. Já conforme o Escritório Central de Estatística do Vaticano, o número de católicos tem aumentado com o passar dos anos, passou de 1,11 bilhão em 2005 para 1,27 bilhão ao final de 2014 e em dez anos, 157 milhões de pessoas foram batizadas.
No entanto, conforme diz o velho ditado popular: “Uma vez católico, sempre católico”, sendo assim muitas pessoas que se desviam da fé de Deus e da Igreja, veem que o seu berço nunca foi retirado dos braços do Pai Eterno e de Nossa Senhora Rainha do Céu e é nesse momento que a Igreja Católica precisa estar preparada para acolher com muito amor a cada pessoa que retorna para a Casa do Pai, de braços abertos para recebê-los com muito carinho e com suporte para acompanhar essas pessoas no resgate.
A Igreja é, portanto, formada por pessoas imperfeitas, de pecadores que muitas vezes decepcionam a si mesmo e aos outros, mas independente disso cada ser humano é filho de Deus. Não permita que a ação de alguns faça com que você perca a fé na Igreja. Deus nunca abandona seus filhos, e Ele está sempre presente na Igreja Católica que Ele mesmo fundou.
Por isso, a igreja precisa seguir os ensinamentos do pontífice Papa Francisco, caminhando na fé, com o coração piedoso e caridoso, abraçando a todos e acolhendo aos que retornam. Comuniquemos a fé cristã aos nossos irmãos e irmãs para que sintam-se membros da família, como se nunca tivessem saído de casa!!