Assembleia Paroquial debateu acerca da realidade pastoral

foto-siteMais de 300 pessoas, entre lideranças, coordenações e membros de pastorais, estiveram reunidas no dia 10 de novembro de 2013 em Assembleia Paroquial no Santuário do Senhor Bom Jesus, com o lema: “Restaurar todas as coisas em Cristo”. Durante toda a tarde, num ambiente celebrativo e cheio de fé, refletiu-se sobre o desenvolvimento das atividades pastorais do Santuário e de suas seis capelas.

Clique aqui e veja todas as fotos da Assembleia

O encontro teve como espiritualidade inicial a Benção do Santíssimo Sacramento, momento em que o pároco, Cônego Pedro, consagrou toda a paróquia ao Senhor Bom Jesus Sacramentado. Em seguida, deu-se início a Assembleia propriamente dita.

Na sua fala inicial, o representante de todo o povo fiel, Edson Oleniki, coordenador de CPP, destacou que “O Evangelho, não é apenas atual, como está à frente do nosso tempo. A Igreja, através de seus documentos, nos dá abertura para uma evangelização moderna e atual, basta que os conheçamos e os utilizemos”. Depois, novamente com a palavra, Cônego Pedro fez um percurso histórico sobre o tema da pastoral, desde o Concílio Vaticano II até o estudo 104 da CNBB, e disse que “a Igreja é formada de pessoas que tem rosto e nome, que tem alegrias e tristezas, que tem esperanças.” E destacou o propósito da Assembelia: “Queremos chegar a cada uma dessas pessoas, especialmente àqueles que estão afastados e dizer a eles: somos irmãos, vocês não estão sozinhos. ‘Suas alegrias são as nossas, suas tristezas são as nossas’. Temos algo, ou melhor, alguém a lhes oferecer, Jesus Cristo”. Logo após as falas de acolhida fez-se uma apresentação da realidade paroquial, e todos os presentes puderam ver um vídeo clipe como se deu o processo de formação da comunidade.

No segundo momento da Assembleia o seminarista Danilo Martins apresentou como que a paróquia aparece nos documentos da Igreja. Fez uma apresentação sintética que passou pelo Código de Direito Canônico, Catecismo da Igreja Católica, Cartas Encíclicas, Documento de Aparecida e estudos da CNBB. Para finalizar este momento Talita Andrade, coordenadora paroquial de Cantos, e o seminarista Bruno Cézar apresentaram a síntese das respostas do questionário que havia sido aplicado a todas as pastorais e movimentos do Santuário e Capelas. Fez-se então, um intervalo, momento de partilha e confraternização.

Na segunda parte da Assembleia, fez-se o debate acerca da realidade paroquial. Todos os presentes tiveram palavra livre e vários temas foram abordados, discutidos e planejados. Em seguida, o Cônego Pedro apresentou as pistas de ação para o desenvolvimento das atividades pastorais dos próximos dois anos, uma vez que o povo reunido em assembleia assim decidiu. A espiritualidade final consistiu na profissão de fé feita aos pés da Cruz.

Antes da benção final, a comunidade paroquial também se despediu do Padre Juarez Rangel, que até aquele momento fora o vigário paroquial e nos cinco anos anteriores. Padre Juarez dirigiu sua palavra de agradecimento à comunidade, que o saudou com aplausos incansáveis. Por fim, Cônego Pedro se ajoelhou à frente do Padre Juarez com toda a comunidade, e pediu a sua bênção.