Terço dos homens no Santuário

É com imensa alegria que aceitei fazer essa matéria divulgando aos nossos paroquianos e  também para a comunidade a respeito do terço dos homens que este ano faz 5 anos. Estamos rezando por nossa comunidade, nossas famílias, doentes, pelos nossos sacerdotes e diáconos e, também a Nossa Senhora, pedindo e agradecendo as graças recebidas.

A ideia do terço surgiu do nosso irmão Osni Zabloski que assistindo o programa da Rede Evangelizar viu a divulgação do Terço dos Homens e daí ficou com aquele projeto na cabeça. Foi conversando com sua esposa que deu apoio ao seu projeto e logo já começou o terço, porque o Senhor Bom Jesus já tinha abençoado-o para coordenar o projeto no Santuário. Osni conversou  com algumas pessoas sobre a ideia e, após várias opiniões, ele se dirigiu ao pároco do Santuário no momento.

Falou com o Cônego Pedro sobre o que ele achava de implantar o Terço dos Homens no Santuário e o Cônego achou a ideia ótima, porém o único empecilho era o dia, uma vez que a Igreja estaria comprometida com as missas diárias de terça à domingo. Então com o apoio do Cônego Pedro, o terço passou a ser rezado no dia que a igreja ficava fechada: na segunda-feira. Em seguida, Osni foi falar com algumas pessoas para ajudá-lo e nós aceitamos.  Assim, Osni ficou como responsável pela divulgação do terço; Ademir ficou com a pregação do terço, com o início dos mistérios e oração ao Senhor Bom Jesus; eu fiquei com a ladainha ao Senhor Bom Jesus e com os adesivos do terço para divulgar.

No início eram 20 homens que se reuniam para rezar o terço uma vez por mês, depois passou a ser semanal e o Cônego Pedro vinha fazer uma benção aos que vinham rezar o terço e também fazia o convite nas missas. Com a troca do pároco no Santuário foram feitas algumas adaptações como a acolhida aos homens; as intenções da reza; a oração do Espírito Santo; a leitura do Evangelho do dia com um momento de reflexão e, em seguida começa-se o terço ao Senhor Bom Jesus. O padre Edilson também orientou que o terço é Mariano e que deveria ser rezado em honra a Nossa Senhora. O diácono André foi convidado para fazer uma vez no mês a exposição do Santíssimo, com uma benção, no final do terço. Hoje, mais de 50 homens fazem parte semanalmente da reza do terço no Santuário.

No ano passado tivemos um grande e profundo enriquecimento espiritual com o 4º Encontro do Terço dos Homens de Curitiba e Região Metropolitana com o tema “Homens do terço: lançaram as redes” que foi no dia 22 de outubro, na Paróquia Santa Quitéria que teve uma programação com palestra; Santo Terço; alguns testemunhos e às 19h a Santa Missa com Dom João Antônio Peruzzo. Foi um dia profundo de espiritualidade para todos que participaram com bênçãos e graças tanto no trabalho como na família. Muitos encontram sentido e suas vidas e quando não tem terço, afirmam que fica faltando alguma coisa.  Eu só tenho a agradecer às pessoas que deram oportunidade de mostrar a importância do terço em nosso Santuário. Ajudamos todos os homens que procuram o encontro com Deus e Nossa Senhora. Venho através dessa matéria convidar todos os homens de vossa comunidade e também de outras comunidades a fazer uma experiência com Nossa Senhora todas as segundas-feiras. Estamos nos reunindo para rezar o Santo Terço a Nossa Senhora no Santuário todas as segundas-feiras às 19h no Santuário e também na Capela São Judas Tadeu nas terças-feiras às 19:30min. Todos são convidados a participar conosco. Que Nossa Senhora os abençoe e derrame muitas graças e bênçãos.