Sou cristão: sou filho de Deus e sou feliz

Jucimara Bora

Ser cristão é uma graça, uma benção! Essa graça recebemos no dia de nosso Batismo. Ela é a resposta para uma pergunta muito simples que hoje, principalmente, os jovens nos fazem nos encontros de catequese, nas redes sociais, aos familiares: “Por que devemos batizar uma criança?”

Pedimos este Sacramento à Igreja, porque queremos que nossos filhos se tornem filhos de Deus e, portanto, sejam abençoados e protegidos. Não se pede esse Sacramento por uma tradição social, obrigação ou simplesmente para que a criança não venha a falecer. O Batismo é muito mais que isso, pois com ele nós entramos para uma vida santa com a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

Ao receber o Batismo, a criança se torna filho de Deus e membro da sua Igreja. Batizar e achar que tudo está pronto é um falso engano de cristãos que não vivem verdadeiramente a sua fé. É com o Sacramento de Batismo que a vida cristã se inicia; é um compromisso de amor assumido por pais e padrinhos até que a criança confirme sua fé, quando estiver mais madura, com o Sacramento da Crisma.

Ninguém é forçado a batizar seu filho; é uma escolha livre que deve ser feita com o coração cheio de amor, para seguir os ensinamentos de Jesus Cristo, pois ao nos tornarmos filhos de Deus por meio do Sacramento do Batismo, também somos os seus seguidores, guiados pelo Espírito Santo que nos da força para vencermos o mal e as armadilhas desse mundo.

Todo batizado deve ser um missionário, um evangelizador e procurar santificar a sua vida e das pessoas que estão ao seu redor através de gestos de amor, partilha, verdade, honestidade, perdão e paz.

É fácil ser cristão? Com certeza que não, pois fomos frágeis, humanos e, acima de tudo, pecadores. Mas não é impossível! Temos tantos exemplos de santos, na história da humanidade que se converteram e ajudaram na santificação da vida de muitas pessoas. Esta graça da santificação foi nos dada no dia de nosso Batismo.

Eu, você recebemos uma missão em nosso Batismo que é dar testemunho de nossa fé, seguir os passos de Jesus e fazer com que o Reino de Deus aconteça aqui na Terra. Deixemo-nos guiar pelo Espírito Santo e façamos de nossa vida uma escolha pelo amor, pela justiça, pela verdade, pela paz e pela fé.

Façamos de nossa vida, a exemplo de Jesus, uma benção, uma graça, para que todos que se aproximarem de nós nos mais diversos ambientes em que nos encontrarmos (trabalho, escola, igreja, família, grupo de amigos, lazer, etc..) sintam a verdadeira presença e amor de Deus!!!!