São Jerônimo

ORAÇÃO DE SÃO JERÔNIMO “Ó Deus, criador do universo, que vos revelastes aos homens, através dos séculos, pela Sagrada Escritura, e levastes o vosso servo São Jerônimo a dedicar a sua vida ao estudo e à meditação da Bíblia, dai-me a graça de compreender com clareza a vossa palavra quando leio a Bíblia. São Jerônimo, iluminai e esclarecei a todos os adeptos das seitas evangélicas para que eles compreendam as Escrituras, e se deem conta de que contradizem a religião católica e a própria Bíblia, porque eles se baseiam em princípios pagãos e supersticiosos; ajudai-nos a considerar o ensinamento que nos vem da Bíblia acima de qualquer outra doutrina, já que é a palavra e o ensinamento do próprio Deus. Fazei que todos os homens aceitem e sigam a orientação do nosso Pai comum expressa nas Sagradas Escrituras. Amém! “

São Jerônimo foi um dos grandes santos da Igreja Católica. Nascido no ano de 340, na Dalmácia, era homem culto e sábio. Foi teólogo, historiador, doutor na Sagradas Escrituras, filósofo e escritor.

Homem de temperamento forte, foi batizado somente aos vinte e cinco anos pelo Papa Libério. Viveu a partir de então, uma vida monástica dedicada a orações, jejuns e ao estudo. Vivia uma vida radical no deserto, com orações e jejuns tão fortes, que quase chegou a falecer.

Morou na Gália, França onde formou uma comunidade com seus amigos e discípulos para se dedicar ao estudo da Bíblia e da teologia. Com o desejo de transmitir com fidelidade a Palavra de Deus, aprendeu o grego e o hebraico. Sua fama de homem sábio e culto logo chegou a Roma, então o Papa Damaso deu a São Jerônimo a grande missão de traduzir a Bíblia. Foi ele quem traduziu pela primeira vez do hebraico e grego para o latim, tradução chamada de Vulgata.

Trabalho esse que durou muitos anos, pois ele procurava transmitir cada versículo com a maior fidelidade. Terminado então seu trabalho foi morar em Belém, terra onde nasceu Jesus, no mosteiro fundado por Santa Paula.

No dia 30 de setembro de 420, São Jerônimo morre com quase 80 anos, tornando-se então o Padroeiro dos Estudos Bíblicos.

Por isso, desde 1947 se comemora o dia da Bíblia no último domingo de setembro. E no Brasil desde 1971 o mês de setembro é dedicado a Bíblia, nesse mês a Igreja nos convida a uma vivência mais profunda na meditação da Sagrada Escritura, pois nela somos orientados por Deus.

Com efeito, ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo!”

São Jerônimo: Rogai por nós