“QUERES VER EM QUE CREIO, VENHA A IGREJA OUVIR O QUE EU CANTO” (Santo Agostinho).

Por Pastoral de Cantos

O que é canto litúrgico?

Canto litúrgico é aquele que a igreja admite de direito e de fato na celebração e, por este mesmo motivo, deve manifestar plenamente a fé católica. A música será litúrgica quando nela a igreja reconhecer sua oração, quando ela aparece para acompanhar os textos a serem cantados.

É preciso distinguir a diferença que existe entre uma música litúrgica e a música religiosa, por isso faz-se necessário considerar que uma música religiosa por melhor que seja não serve para o uso litúrgico e, sim, para encontros, momentos de reflexão, exercícios de piedade.

A tradição musical da igreja é um tesouro de inestimável valor que ultrapassa todas as outras expressões de arte, sobretudo porque o canto sagrado constitui parte integrante da liturgia solene. Esta afirmação do Concilio Vaticano II faz eco à Sagrada Escritura que apresenta mais de seiscentas referências ao canto e a música, em que o canto aparece como o desenrolar de uma esplêndida e majestosa liturgia. “Celebrai o Senhor, aclamai o seu nome apregoais entre as nações as suas obras. Cantai-lhes hinos e cânticos, anunciai todas as suas maravilhas, diz o rei Davi em Cron. 16,8.9. Este relato entre tantos outros deixa transparecer uma rica e jubilosa litúrgica, na qual as aclamações, a música e o canto são elementos que fazem parte da fé de um povo.(Catholicum.wikia.com)

A Música é um grande ministério capaz de realizar a união entre o sonho e a realidade; a razão e a emoção. É capaz de tocar as áreas mais profundas do coração do homem. Enfim, ela é certamente obra das mãos de alguém cheio de amor que pensa nos mínimos detalhes acerca dos alvos do seu amor, o homem.

A música dentro da nova evangelização é um meio eficaz para levar o amor de Deus aos corações sofridos, desanimados, cansados, perdidos e resgatá-los para Ele. O ministro de música tem como missão primordial evangelizar e a sua postura é a de alguém que está continuamente em sintonia com o criador, para que a música ministrada por ele, quer seja por meio de sua voz ou pela execução de seu instrumento, cumpra o objetivo de alegrar, de enternecer, de fazer voltar o coração do homem para Deus, para as coisas verdadeiras.

Fonte da imagem: http://www.a12.com