Santuário do Senhor Bom Jesus Campo Largo

Quem partilha multiplica!

Ana Maria Oleniki – Pastoral do Dízimo

 

PARTILHA para o cristão não significa somente repartir, mas deve estar acompanhado do sentimento de cuidado com o próximo, de suas necessidades, angústias e aflições; precisa revelar a atenção e dedicação aos irmãos.

Pelo Batismo, todos se tornam filhos de Deus e, portanto, irmãos. A vida em comunidade proporciona a concreta experiência de fraternidade, pois pelo amor e pela partilha, o cristão desenvolve seus dons e suas capacidades, comprometido com a fé em Deus e com a vontade de seguir os ensinamentos de Jesus Cristo.

Jesus, durante sua vida terrena, andou no meio do povo, ensinando pela prática e mostrando o caminho a ser seguido:

 

O milagre da multiplicação dos pães é o milagre da partilha. Jesus, após abençoar os pães e os peixes, pede que os discípulos distribuam a todos. E todos saciaram a fome e ainda sobrou alimento. Jesus estava ensinando, naquele momento, o verdadeiro sentido de partilhar e a lição de amor e misericórdia que deve ser praticada por todos.

“Jesus pegou os pães, agradeceu a Deus e distribuiu aos que estavam sentados. Fez a mesma coisa com os peixes. E todos comeram o quanto queriam” (Jo 6,11).

Entender a partilha simplesmente como o gesto de dar esmola é reduzir o verdadeiro significado das lições teológicas e pastorais ensinadas por Jesus. O cristão é chamado a partilhar os bens e serviços, dons e recursos, pois sendo parte da comunidade é corresponsável por ela. Cada um precisa viver de forma consciente o seu papel na comunidade, partilhando:

  • A amizade e a palavra que leva a compreensão, a atenção constante aos outros.
  • A pelo testemunho, ajudando os outros a acreditarem em Deus e em sua Divina Misericórdia.
  • Os dons e conhecimentos, colocando-se à disposição para colaborar, atuando nas pastorais e movimentos da Igreja.
  • Os bens materiais pelo dízimo e ofertas em que cada um participa da sustentação da Igreja e sua missão evangelizadora e praticando a caridade pela doação de alimentos para a distribuição entre as famílias atendidas pela Ação Social da paróquia.

Portanto, os cristãos têm possibilidade de, em um mundo marcado pelo egoísmo, individualismo e indiferença, serem testemunhas vivas de Jesus Cristo, vivendo em uma comunidade alicerçada no amor, na participação, na partilha que proporciona a todos uma vida plena, digna e fraterna.