A família na Catequese

Rafael e Dayana
Coordenadores paroquiais da catequese

“A família, como a Igreja, tem por dever ser um espaço onde o evangelho é transmitido e de onde o evangelho irradia… os pais não somente comunicam aos filhos o evangelho, mas podem receber deles o mesmo evangelho profundamente vivido.” (Paulo VI, EM n.71).

A Igreja ensina que a catequese é a educação da fé das crianças, dos jovens e adultos, baseado no ensinamento da doutrina cristã com o propósito de os iniciar e conduzir até a sua plenitude.

Infelizmente, muitos pais cristãos deixam seus filhos sem essa formação espiritual, e muitos que levam os filhos para a catequese não os acompanham devidamente nessa atividade espiritual fundamental para as suas vidas. Muitos são os pais que não participam nem ajudam na catequese; não acompanham de casa o que seus filhos estão vivenciando nesse período. Às vezes, até os impedem de participar de todas as atividades programadas. Muitos pais não comparecem às reuniões e encontros da Catequese Familiar e estes vêm sendo os grandes problemas enfrentados pelos nossos catequistas.

O Catecismo da Igreja diz: “O papel dos pais na educação é tão importante, que é quase impossível substitui-los” (n. 2221); e isso vale, de modo especial, para a formação espiritual.

Os pais que colocam seus filhos na catequese da Igreja precisam acompanhá-los, tanto no que estão vivendo e aprendendo, como completando essa formação em casa, com bons exemplos e orações, meditando o Evangelho com eles, e participando da vida da Igreja, sobretudo da Santa Missa.

Hoje no Santuário, contamos com 06 (seis) encontros de Catequese Familiar ao ano. Vivenciamos a dificuldade de atrair os pais aos encontros, e com isso procuramos maneiras de fazê-los de forma mais dinâmica e motivacional possível.

Aos pais de catequizandos deixamos nossa mensagem:

“Ajude-nos a cultivar em seus filhos os valores cristãos, e viver uma fé mais comprometida com a Igreja.”