Crisma: a força do Espírito Santo

O Sacramento da Crisma, também chamado de Confirmação, concluiu uma etapa muito importante na vida do cristão, chamada de Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia, Crisma). Chama-se Crisma por causa do rito essencial, que é a unção. Chama-se Confirmação, porque confirma e reforça a graça batismal.

Ao recebermos o Batismo nos enchemos da graça do Espírito Santo, dom gratuito de Deus. A Santíssima Trindade age em nós para que sejamos abençoados, protegidos; tornamo-nos verdadeiros filhos de Deus.

Com a Crisma, o cristão amplia esta força santificadora, através dos dons do Espírito Santo, estes mesmos que estiveram presentes no dia de Pentecostes quando desceram como “línguas de fogo”, abençoaram e santificaram os discípulos. Esse sacramento encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo, com palavras e ações.

Pode receber este Sacramento todo cristão batizado que se dispõe a ser um verdadeiro seguidor de Jesus Cristo. Deve testemunhar sua fé e enraizar-se profundamente na filiação divina de Cristo e da Igreja, através dos dons do Espírito Santo:

FORTALEZA
SABEDORIA
CIÊNCIA
CONSELHO
PIEDADE
ENTENDIMENTO
TEMOR DE DEUS

Quem recebe o sacramento da Confirmação deve, portanto, professar a fé publicamente. Eis aqui a diferença entre um batizado e um confirmado. A Crisma é um verdadeiro Pentecostes para o fiel cristão, pois ela o introduz na vida pública. O Espírito Santo é justamente o auxílio que vem do alto, dando a força necessária para que a pessoa se torne um soldado de Cristo. Para o Santo Padre, o Papa Francisco “quando acolhemos em nós o Espírito Santo, o próprio Cristo faz-se presente e toma forma na nossa vida; será Ele que através de nós rezará, infundirá consolação, far-se-à próximo aos necessitados, criará união e semeará a paz.”

Portanto, todo o cristão ao encerrar esta etapa da iniciação à vida cristã com os Sacramentos do Batismo, da Eucaristia e da Crisma, não deve dizer “adeus” a sua comunidade, ao contrário, depois desse processo de formação e graça espiritual, deve assumir um compromisso de amor verdadeiro a sua Igreja e aos ensinamentos de Jesus Cristo!