CAEP: Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais

O Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais (CAEP) e o Conselho de Assuntos Econômicos das Capelas (CAEC) são constituídos por grupo de fiéis voluntários e suas atividades são exercidas gratuitamente.

Tem por objetivo auxiliar o pároco na administração dos bens da paróquia e na Promoção da Pastoral Paroquial, portanto, é obrigatório existir em todas as paróquias e capelas.

É dever também estar em sintonia com o CPP (Conselho Pastoral Paroquial) e prover as necessidades de ordem econômica.

Nenhuma paróquia poderá subsistir sem ter a sua renda. O CAEP e o CAEC deverão empenhar-se no sentido de angariar e organizar a renda, tendo em vista a formação e manutenção de um patrimônio.

São obrigações dos membros do CAEP e CAEC: * Velar pelos bens confiados, sem deixar perecer ou sofrer danos; * Responsabilizar-se pessoal e diretamente pela integridade do patrimônio paroquial e pela preservação das obras históricas e artísticas; *Preparar prestação de contas anual e fazer a previsão orçamentária para o ano seguinte.

A composição do CAEP se dá da seguinte forma: Presidente – sempre o pároco; Presidente executivo; Vice-presidente executivo; 1º secretário; 2º secretário; 1º tesoureiro; 2º tesoureiro e Conselheiros. E nas capelas, o CAEC deve ser integrado por no mínimo 04 membros: Presidente – sempre o pároco; presidente executivo; secretário e tesoureiro.  Os membros do CAEP e CAEC, com exceção do presidente nato (pároco), serão indicados pela comunidade e pelo referendo do Pároco, por um mandato de três anos, podendo ser nomeados para uma segunda vez.

Podem ser indicadas pessoas de ambos os sexos, maiores, residentes na paróquia, honradas, honestas, interessadas e participantes na promoção pastoral e material da comunidade e que estejam de acordo com os critérios ditados pelas Diretrizes Arquidiocesanas.

A nomeação dos membros que compõem o CAEP e o CAEC deverá ser requerida ao Arcebispo que, através da Cúria, emitirá provisão aos referidos membros.

Fonte: Diretório Arquidiocesano, Editora Arquidiocesana de Curitiba, 2013