Santuário do Senhor Bom Jesus Campo Largo

Afinal, quando devemos montar as decorações de Natal?

 Jucimara Bora Ramos

  Ao contrário do que prega o comércio que inicia suas decorações já no início de novembro, para a tradição cristã católica, elas devem ser montadas no 1º domingo do advento.

O tempo do Advento situa-se das primeiras vésperas do domingo que cai no dia 30 de novembro ou no domingo que lhe fica mais próximo, (em 2018 iniciará em 02/12) até antes das primeiras vésperas do Natal do Senhor (dia 24 à tarde).

Do latim “adventus”, significa “a chegada”. Nesse tempo recordamos o Deus da Revelação “Aquele que é, que era e que vem” (Ap. 1, 4-8). É um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens e também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda do Cristo no fim dos tempos.

Assim, as decorações devem ser iniciadas em 02/12 e serem montadas aos poucos até o dia da grande celebração nas vésperas do dia 25/12, quando o menino Jesus é colocado no presépio.

A árvore, um dos símbolos do Natal deve ser montada com o intuito de ser decorada semanalmente, pois além de representar a vida, representa esse tempo de preparação, de espera, de chegada do menino Deus.

Já a coroa do Advento representa a unidade, a perfeição; deve ser composta com ramos verdes e ser feita de maneira circular, sem começo, nem fim. Nela colocamos 1 vela para cada semana, portanto, 4 velas como símbolo da luz que habitará nossas vidas: o próprio Cristo Jesus.

Ainda de acordo com alguns estudos, o presépio teve origem com São Francisco de Assis para lembrar a humildade e simplicidade de Maria e José. Deve iniciar-se sua montagem também no 1º domingo do Advento e durante as semanas as personagens devem ser colocadas aos poucos, com a participação da família em momentos significativos de oração.

É importante fazer a vivência das decorações em família, principalmente com a participação das crianças, para que aprendam desde cedo sobre o Mistério da Salvação com a vinda de Jesus Cristo.

E, por fim, toda a decoração deve ser desmontada no dia 06 de janeiro, dia em que Jesus é revelado aos Reis Magos, quando terminam as festividades do Tempo do Natal e inicia-se o Tempo Comum.