Santuário do Senhor Bom Jesus Campo Largo

A caridade cristã

A fé cristã é pautada no amor e na caridade. São Tiago (2,14-26) vai além e afirma que a caridade é, na verdade, a alma da fé. Isto é, o Apóstolo enfatiza que a vivência em Cristo exige obras concretas pelo próximo.

Em abril deste ano, refletindo sobre o Evangelho no qual Jesus se apresenta como a videira e nos convida a permanecer com Ele para então, frutificar, o Papa Francisco explica:

Trata-se de permanecer com o Senhor para encontrar a coragem de sair de nós mesmos, dos nossos confortos, dos nossos espaços limitados e protegidos, para nos adentrarmos no mar aberto das necessidades dos outros e dar amplo respiro ao nosso testemunho cristão no mundo. Esta coragem de sair de nós mesmos e de nos adentrarmos nas necessidades dos demais brota da fé no Senhor Ressuscitado e da certeza que o seu Espírito acompanha a nossa história.

Continuando, o Pontífice nos faz um convite:

Com efeito, um dos frutos mais maduros que surge da comunhão com Cristo é o compromisso de caridade para com o próximo, amando os irmãos com abnegação de si, até às últimas consequências, como Jesus nos amou.

Ensina, por fim, que o dinamismo da caridade daquele que crê não é fruto de estratégias, não nasce de solicitações externas, de instâncias sociais nem ideológicas, mas do encontro com Jesus e do permanecer em Jesus. Ou seja, conclui que Jesus Cristo é, para nós, a videira da qual absorvemos a vida para levar à sociedade uma maneira diversa de viver e de se comprometer, que ponha aqueles vistos como últimos, em primeiro lugar.

Ao pensarmos sobre caridade, é comum lembrarmos imediatamente dos grandes exemplos como Santa Teresa de Calcutá e São Francisco de Assis. Mas a verdade é que nós mesmos podemos continuar estas obras de fé e amor.

A Ação Social do Senhor Bom Jesus atende atualmente 53 (cinquenta e três) famílias em situação de vulnerabilidade social. Nesta missão, nossa comunidade é chamada mensalmente a arrecadar 1.500 kg de alimentos.

Atualmente, são recebidos aproximadamente 700 kg. A outra parte é adquirida através da renda proveniente do bazar da Ação Social.  

Da mesma forma que Jesus multiplicou cinco pães e dois peixes para alimentar cerca de 5.000 (cinco mil) pessoas, é preciso que nós multipliquemos os nossos dons, hoje, para alimentar nossos irmãos e irmãs em Cristo.